Naturologia

A naturologia é a ciência da área da saúde que estuda, dentro das terapias naturais métodos para manutenção e recuperação da saúde na tentativa de promover o bem estar, qualidade de vida e equilíbrio entre o ser e o meio que vive. No tratamento é feito a observação de cada caso é efetuado um cronograma onde o paciente passa a ter uma maior percepção do seu estado de desequilíbrio que pode ser tanto físico como emocional. A naturologia atua no tratamento de fibromiologia, depressão, estresse, enxaqueca, ansiedade, entre outros, além disso ajuda a prevenir doenças através dos tratamentos naturais. Como recurso terapêutico faz uso de terapias naturais, tais como:

Geoterapia: Terapia que faz uso das propriedades medicinais de variados tipos de argila, proporcionando uma regularização das funções vitais e remineração do organismo.

Florais de bach: São remédios extraídos das flores da natureza. Tem ação tanto sobre a mente, as emoções como sobre o organismo, trazendo o estado natural de harmonia destes níveis da vida humana.

Aromaterapia: Faz uso de óleos essenciais aromáticos, tem efeito sobre as emoções e o funcionamento fisiológico do corpo humano.

Cromoterapia: Consiste no tratamento com fleches de luz em frequência de ondas diferentes. É utilizado um bastão de cromoterapia, através da qual é possível incidir uma luz em pontos específicos do corpo proporcionando os devidos estímulos.

Reflexologia: Terapia de estimulo de diversos pontos reflexos existentes nos pés e nas mãos, através de pressão ou deslizamento efetuados nestas áreas, a reflexologia identifica e trata o organismo por meio destes referidos pontos.

Hidroterapia: Terapia que utiliza os recursos térmicos da água como meio de restabelecer a harmonia do organismo físico, através de compressas, vaporização, banhos entre outros.

Arteterapia: Visa uma ação direta sobre a saúde emocional e física do ser humano. A arteterapia propõem a recursos artísticos para que sejam projetados e analisados todos os processos, obtendo uma melhor compreensão de si mesmo e podendo ser trabalhado no intuito de uma libertação emocional.

Fitoterapia: Tratamento natural que faz uso de diversas plantas medicinais em forma de chás, cremes, emplastos entre outros. São recursos terapêuticos sem a presença de substâncias químicas superficiais.